Jet Lag: o que é, como combater e dicas úteis.

Jet Lag

Viajar nem sempre é sinónimo de momentos felizes. Para viagens em que a diferença de horário é pequena, não existe qualquer tipo de problema. Porém, o pior, é quando a tua viagem é para um destino cujo existe um fuso horário bastante diferente do qual o teu corpo está habituado e, consequentemente, regulado. O Jet Lag poderá ser um dos teus inimigos nos primeiros dias de viagem.

Mas afinal, o que é o Jet Lag?

Não existe uma tradução literal do termo em inglês, mas de forma simples, podemos dizer que o Jet Lag acontece quando existe uma desregulação/alteração do ritmo biológico, ocorrendo após mudanças do fuso horário, nomeadamente, em longas viagens de avião.

Este fenómeno costuma ser um dos inimigos dos viajantes num destino longínquo após um voo intercontinental. Enquanto que, no teu destino o sol ainda se mantém, o teu corpo já só pensa em descansar e dormir, pois está ajustado ao fuso horário do local onde vives, ou seja, provavelmente já é de noite ou madrugada. 

Isto faz com que o teu corpo precise de um tempo para se adaptar e haja prejuízos no sono e no descanso de cada viajante. Normalmente, o Jet Lag manifesta-se na forma de cansaço e fadiga extrema, problemas de sono, problemas de concentração e memória, dores de cabeça, mau estar e dificuldade em adormecer.

No entanto, existem algumas formas para ajudar o corpo a ajustar-se rapidamente a esta mudança brusca de horários. Assim, neste artigo reunimos 5 dicas para combater o Jet Lag.

Jet Lag

Dicas para combater o Jet Lag durante o voo e ao longo da tua viagem ⬇️

Dica nº 1: Evita ingerir bebidas alcoólicas e cafeína durante o voo.

Ingerir álcool e cafeína em grandes altitudes pode não ser uma ideia feliz. Para além de aumentar o cansaço, causa ainda muita desidratação no corpo, alterando os padrões de sono.

Se queres combater o Jet Lag, a dica é para apenas recorreres à água! Não só para hidratar o teu corpo, mas também porque é um dos fatores chave para que não sintas de forma tão intensa o cansaço. 

Dica nº 2: Expõe-te à luz solar.

O regulamento do corpo é influenciado pela luz solar, nomeadamente, pela melatonina: a hormona que te faz dormir.

Portanto, durante os primeiros dias de viagem apanha o máximo de sol possível, de preferência, logo pela manhã. Para ajudar o teu corpo a adaptar-se melhor ao novo horário, fazer caminhadas, nomeadamente, passear ao ar livre enquanto apanhas uma vitamina D, é uma das melhores opções. 

Jet Lag

Dica nº3: Regula o teu horário com o horário local.

Assim que chegares ao destino, altera para o novo fuso horário, a hora de ir para a cama. Coloca o alarme para te levantares da cama à hora normal (hora local), enfrenta a luz natural do destino e evita dormir até tarde.

Caso o cansaço se apodere de ti durante o dia, tenta suportá-lo até o mais tarde possível. Aguenta pelo menos até às 9 horas da noite (horário local). Se não conseguires, faz uma pequena sesta de 1h e continua com a tua aventura!

Antes do avião descolar, ajusta ainda o teu relógio de acordo com o horário local da cidade de destino.

Dica nº4: Não pares durante o voo.

O sangue precisa de circular pelo teu corpo, por isso, levanta-te, estica as pernas e caminha sempre que conseguires pelo corredor do avião. Usar meias de compreensão também ajuda bastante.

Dica nº5: Evita ao máximo a ingestão de medicamentos para dormir.

Os sintomas de Jet Lag começam a melhorar ao fim de alguns dias, normalmente, 2 a 3 dias. Deixa que o teu corpo se ajuste e regule de forma natural e progressiva.

Para além disso, os medicamentos podem agravar os sintomas deste fenómeno ou ainda trazer outros problemas, quando não são receitados por um médico.

Em caso de necessidade, o mais recomendado é beber chás que promovam a sensação de relaxamento, nomeadamente, os chás naturais

Jet Lag

Esperemos que consigas combater o Jet Lag o mais rapidamente possível. Afinal, todos nós queremos aproveitar ao máximo a viagem.

Por último, deixamos ainda um vídeo com 3 curiosidades extra sobre o Jet Lag.

Se ficaste com alguma dúvida ou se tens outra dica/sugestão para combater o Jet Lag, não hesites em comentar. Podes ainda ver mais dicas de viagem no separador “Dicas” no nosso blog.

Beijinhos e Abraços,

Diogo & Margarida

OPORTUNIDADES

Subscreve a newsletter e recebe um E-book gratuito com com mais de 20 páginas cheias de conteúdo. Desde dicas, truques e segredos para encontrar voos baratos!

SESSÃO ZERO

30 minutos de consultoria gratuita

CONSULTORIA DE VIAGEM

DESCONTOS
LINKS ÚTEIS

Artigos relacionados

Subscreve a newsletter e recebe um E-book gratuito com 8 dicas de fotografia para viagens apenas com o telemóvel.