Praia do Ribeiro do Cavalo: O paraíso em Sesimbra.

IMG_6557

Situada a 50 minutos de Lisboa, a Praia do Ribeiro do Cavalo é considerada, por muitos, uma das mais bonitas de Portugal! A água cristalina de cor azul-turquesa, a natureza envolvente e o seu estado puro são algumas das características desta praia que, facilmente, pode ser confundida com uma praia da Tailândia.

Até há pouco tempo, esta praia selvagem, era desconhecida por muitos, inclusive pelos locais. A midia e o turismo vieram mostrar aos Portugueses (e não só), que existe um cenário paradisíaco no litoral Português. Ao passo que, nos dias de hoje, até os turistas que visitam Lisboa incluem esta praia no seu roteiro.

Para descobrires onde fica a praia do Ribeiro do Cavalo, como podes lá chegar assim como outras informações e dicas importantes, basta continuares a ler este artigo ⬇️

ONDE FICA A PRAIA DO RIBEIRO DO CAVALO?

Inserida no Parque Natural da Arrábida e nos arredores da vila de Sesimbra, esta praia é uma excelente alternativa às praias mais conhecidas e exploradas na zona de Lisboa e Setúbal.

Atualmente, devido ao seu percurso, a praia é frequentada maioritariamente por jovens.

Neste cenário de fantasia, poderás conectar-te com a natureza, contigo assim como com quem te for fazer companhia.

Como mencionado anteriormente, esta praia é selvagem, ou seja, não é vigiada nem possui qualquer tipo de infraestruturas e serviços de apoio, sejam eles restaurantes, cafés, bares, wc’s ou duches.

Juntamente com isso, podes esquecer a rede em qualquer dispositivo móvel. Não estarás contactável com ninguém por isso, avisa quem te é mais próximo para não ficarem preocupados.

COMO CHEGAR À PRAIA DO RIBEIRO DO CAVALO?

Uma das características desta praia é o seu contacto com próximo com a natureza e, com isso, o seu isolamento no meio das arribas e vales.

Se és daquelas pessoas que gosta de deixar o carro próximo da praia e de ter de andar pouco, então esta praia não é mesmo para ti!

Praia do Ribeiro do Cavalo

Para ir de carro, que sem dúvida é a melhor opção, existe um estacionamento próximo do trilho que, posteriormente, terás de fazer. Todavia, o mesmo tem pequenas dimensões.

Ao terminar a estrada nacional de alcatrão, terás de percorrer 800 metros de estrada com terra batida. Após a curva, encontrarás uma placa com o nome da praia. Como alternativa ao estacionamento, poderás deixar o veículo na encosta/curva de terra batida ou ainda na estrada de alcatrão um pouco mais acima.

 

Em contrapartida, uma das opções mais cómodas e práticas é aceder diretamente à Praia do Ribeiro do Cavalo através de barco, com partida desde Sesimbra.

Estes barcos partem do Porto de Recreio de Sesimbra, com saída a partir das 9h e com uma frequência de 30 em 30 minutos. A duração estimada da viagem é cerca de 10 minutos.

Relativamente ao preço do bilhete, este tem um custo de 12€ (ida e volta), mas pode variar consoante a empresa que realizará a viagem ou a altura do ano que visitas a praia.

NOTA: recomendamos este transporte para quem pretende visitar a praia com crianças ou pessoas com mobilidade reduzida.

ACESSO À PRAIA DO RIBEIRO DO CAVALO: Trilho

Relativamente ao trilho, este tem uma duração de 20 a 30 minutos (ida), com dificuldade média. Além disso, o caminho não está muito bem sinalizado e, para lá chegar, terás de passar por arribas, arbustos, pedras bem como outros obstáculos. Crianças, pessoas com mobilidade reduzida ou em baixa forma física podem apresentar mais dificuldade ou mesmo nem conseguir fazer o percurso.

Para amantes de natureza ou de trekking, não tem muito que saber. Para todos os restantes, a tipologia do trilho é linear, com um declive bastante acentuado, mais precisamente quando estiveres quase a chegar à praia. Os últimos metros são bastante desafiadores, inclusive irás ter de “escalar” algumas rochas. A extensão total são 2 km, ida e volta.

Quando fomos, pensámos muitas vezes “Onde é que nos viemos meter!?” ahah. Acontece a todos! Porém, a paisagem a meio do trilho compensa o esforço todo que fizeste. Faz uma breve pausa, aproveita para descansar e registar alguns momentos fotográficos da vista sobre a praia. Algo inacreditável!

 

Por último, o percurso não está muito bem definido, mas tens algumas ajudas:

  • Começa por procurar as pegadas de outras pessoas, será um bom auxílio e um bom ponto de início;
  • Ainda assim, a maior ajuda são as marcações vermelhas que encontrarás em toda a trilha. Estas sinalizações, como mostram as imagens, estão em troncos de árvores, pedras ou no chão.

Tenta seguir esta ajuda e, sempre que tiveres dúvida em relação ao lado que hás de ir, procura bem pelas marcações. Se andares muito e não vires nenhuma marca vermelha, então foste pelo caminho errado. Volta atrás e segue pelo outro lado.

Há ainda que ter atenção ao calçado e vestuário. Pessoalmente, recomendo ténis e roupa confortável e fresca. Se optares por ir de calções, cuidado com os possíveis arranhões nas pernas.

O QUE LEVAR NA MOCHILA E OUTRAS DICAS 🚨

Como dissemos, podes esquecer a ideia de cafés, restaurantes, vendedores ambulantes e outros serviços. Portanto, leva contigo:

  • Comida e bebida, especialmente muita água;
  • Toalha de praia;
  • Chapéu de praia;
  • Protetor solar;
  • Sacos para colocares o teu lixo;
  • Calçado adequado (ténis) para o trilho e sapatos para a água, uma vez que a praia tem muitas pedras;
  • Material aquático para desfrutares da belíssima vida marinha que encontrarás.

Ao fazeres o trilho, para não escorregares, irás precisar de ter as mãos livres para te apoiar em pedras e rochas. Por isso, certifica-te que levas contigo apenas o essencial e que tens as mãos o mais livre possível. Além disso, fazer um trilho destes carregado com peso desnecessário, vai custar o triplo do esforço.

Por fim, podes ainda ver outras atividades para fazer em Portugal, aqui.

NOTA: podes consultar o mapa detalhado do trilho neste website “ALLTRAILS”.

Sugestões de atividades para realizares em Sesimbra ⬇️

OPORTUNIDADES

Subscreve a newsletter e recebe um E-book gratuito com com mais de 20 páginas cheias de conteúdo. Desde dicas, truques e segredos para encontrar voos baratos!

SESSÃO ZERO

30 minutos de consultoria gratuita

CONSULTORIA DE VIAGEM

DESCONTOS
LINKS ÚTEIS

Artigos relacionados

Subscreve a newsletter e recebe um E-book gratuito com 8 dicas de fotografia para viagens apenas com o telemóvel.